terça-feira, agosto 23, 2005

Pedia-se fiscalização fito-sanitária das nossas fronteiras!


Porcos bem Alentejanos!!
Posted by Picasa

Já em conversa informal tinha comentado com o nosso Coordenador Distrital de Évora este caso! Agora renovo a denúncia desta situação para que o nosso Coordenador Distrital esteja sensível para solucionar esta questão!
Passo a explicar!! Outro dia estava eu no campo e presenciei a visita de espanhóis a uma propriedade perto de Alvito, interessados em arrendar determinada % do mesmo, para encetarem a engorda dos seus porcos!! Até aí tudo bem, se bem que me pasme e entristeça ver já muito do nosso Alentejo comprado por extremenhos e andaluzes, mas enfim!! Onde isto me causou alguma inquietude, foi quando me pus a pensar na trasumância de porcos do outro lado da fronteira para Portugal! Imaginemos que trazem sem o saber, porcos doentes e, desde logo contaminam todo um efectivo do lado de cá!! Podem sempre ir-se embora sem terem fiscalização e às tantas terem o desplante de dizer que o foco da contaminação provém mesmo do Alentejo e, se ainda os chateamos muito repetem a dose de há cerca de 5 anos atrás quando inventaram uma peste suína africana em Almodóvar e, fecharam-nos as fornteiras, inviabilizando toda a nossa capacidade de exportação de suínos que tínhamos na altura!! eles sabem defender o que é deles!! Só peço o mesmo para nós!! Para isso, contudo, é necessária a sensibilização, rigor e disponibilidade da Direcção-Geral de Veterinária!
Caro João conto contigo!! Julgo que mais que defender e zelar pelos interesses dos agricultores nacionais, estamos a defender o INTERESSE NACIONAL!!
O seu browser não suporta a música.