sábado, novembro 20, 2004

Não é Évora, mas pode alguém querer passar por lá...

Pedro Mota Soares, secretário-geral do CDS/PP, é o terceiro convidado da Escola Profissional Fialho de Almeida (Vidigueira/Cuba), para o Colóquio da iniciativa «Pensar, Portugal».
Marcado para o dia 24, às 14.30, o colóquio decorrerá no Centro Cultural de Cuba. Ver mais


sexta-feira, novembro 19, 2004

Eça de Queiróz. Um visionário!

Reparem bem na actualidade deste excerto de texto das "Farpas" de Eça de Queiróz e de Ramalho Ortigão.
Um texto completamente actual e que nos faz pensar se Portugal, em relação às suas práticas e aos seus costumes, parou nos finais do século XIX!! Por vezes tenho ideia que sim!!
Aqui vai a crónica de costumes:
«O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os carácteres corrompidos.
A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida.
Ninguém se respeita.
Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.
Ninguém crê na honestidade dos homens públicos.
Alguns agiotas felizes exploram.
A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.
O povo está na miséria.
Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.
A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte: o país está perdido!»
E que tal?!?! Portugal, 2004?
Miguel Soares

Orçamento de estado 2005


Hoje no debate na Assembleia, pudemos assistir a vária intervenções sobre o orçamento de estado para 2005, das quais destaco a do deputado Miguel Frasquilho, que cruzou brilhantemente a intervenção técnica com a política, e a de Paulo Portas, pelo desafio que lançou ao PS na sua excelente intervenção. Realmente era importante medir a coerência das palavras socialistas, através de uma proposta rosa que visasse a manutenção do IRS nos vários escalões! Será que a bancada socialista diz por dizer ou considera que é realmente prejudicial baixar o IRS? E ainda assim terá coragem e convicção para o fazer?
Realmente importante será ver os desafios lançados, para mais tarde recordar às rosas os espinhos que não lançaram...



quinta-feira, novembro 18, 2004

Lobo Xavier em alta!


António Lobo Xavier Posted by Hello


Depois de muita confusão e muita coisa escrita, parece-me que os ânimos acalmaram um pouco em relação à "crise" que a coligação governamental passou no último fim-de-semana. Todos já deram a sua opinião e a comunicação social já "matou e enterrou" o Governo. Resta agora esperar pela "desejada Ressureição" que devolva a necessária estabilidade que o país necessita.
No meio de toda esta confusão destacou-se pela positiva, mais uma vez, o Dr. António Lobo Xavier. No programa "Quadratura do Círculo" da SIC Notícias, esta personalidade do CDS/PP mostrou toda a sua honestidade intelectual, sensatez, capacidade de leitura política e, acima de tudo, sentido de responsabilidade, defendo Portugal e a importância que o CDS/PP tem na estabilidade governativa portuguesa.
É de louvar esta capacidade de análise do Dr. Lobo Xavier. Crítica o que tem de criticar, colocando "os pontos nos is" no que respeita à falta de solidariedade de alguns dirigentes e congressistas do PPD/PSD (que em Barcelos "descobriram" que o seu novo inimigo ideológico é o parceiro de coligação, tratando-o como "um saco de batatas) e ao mesmo tempo usou um tom sereno, mostrando que antes das birras eleitorais há, actualmente, denominadores comuns aos dois partidos do Governo: o interesse de Portugal, o sentido de Estado e uma necessária estabilidade política, de forma a evitar passar uma mensagem de ruptura e quebra de solidariedade.
Não esquecendo a importância da definição, ou não, de uma futura coligação eleitoral PPD/PSD - CDS/PP, Lobo Xavier lembrou que os portugueses estão primeiro! Depois, caberá às direcções dos dois partidos entenderem-se a seu tempo.
Bem haja Dr. Lobo Xavier pela sua postura. Fazem falta políticos com o seu carácter na política nacional.
Ainda bem que está no CDS. Para mim é uma referência...
Miguel Soares

quarta-feira, novembro 17, 2004

Ainda temos um amigo!!



Explica-lhes Sarmento que não temos medo de ir sozinhos e, que se isso acontecer nas próximas eleições, o PSD poderá apanhar novo melão!!
Mas os eleitores serão soberanos, naturalmente!!

Relembrar nunca é demais!


Depois do fim de semana, agitado que foi para alguns, não tanto para mim, inevitavelmente teria de tecer algumas considerações.
Segundo o que vi e desde já chamo a atenção que a comunicação social não transmitindo tudo na íntegra dá espaço a estes dissabores, pareceu-me ofensiva a postura de alguns dirigentes do PSD e da JSD em relação à coligação. De arma em punho apontaram ao alvo, gerou-se a polémica e praticamente (pelo menos pela sua vontade) faziam a separação total dos bens!
Não me refiro tanto ao discurso de Santana Lopes, mas a outros dirigentes que com pouca serenidade tocaram estratégicamente (mas coitadinhos nem pensaram!) neste alvo com certezas que iriam causar sensação.
Pois será que o aviso de retoma os fez esquecer a razão da coligação?
Eu posso adiantar que a bem do país é que ela existe! Em ambos os partido há grandes amigos (eu tenho-os), mas também sejamos francos, há uns que não se "gramam nem com molho de tomate"!
Mas acima de tudo embarcaram, deram a cara e construíram este governo (elogiando e criticando) para o bem do país e do seu futuro, ou já se esqueceram?
Nada de provocatório tem este post, somente de refrescador de memórias!
E para aqueles que eventualmente se aproveitem destes conflitos...arranjem espaço próprio!

CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS

Parece que, mais uma vez, não há muito a dizer!! Houve sim muito a fazer!! E mais haverá, obviamente!
Espanta-me muitas vezes, pessoas com pouco sentido crítico, vislumbrarem apenas vicissitudes na pessoa do Ministro da Defesa, omitindo ou, no mínimo, olvidando o trabalho continuado e estratégico deste governante em prol das nossas Forças Armadas.
Que posso eu dizer? Apenas isto: contra factos, não há argumentos!!
Há os que falam, mas felizmente também há os que fazem!! Grande diferença entre um Governo Socialista e um Governo Democrata-Cristão!

terça-feira, novembro 16, 2004

O desafio!!

Não posso começar este texto sem agradecer o convite que o Frederico Carvalho me endereçou e que eu não hesitei em aceitar. E fi-lo porque acredito e me identifico com este projecto, com estas ideias, com estes valores, com estas convicções... Acredito na nossa Juventude Popular, nos seus pilares democrata-cristãos e conservadores. E porque acredito também em dois jovens populares que muito têm dado à JP: o Frederico Carvalho e o João Condeixa. São dois grandes amigos que aprendi a respeitar, com quem trabalho com muito gosto e, que sem sombra de dúvidas, são dois quadros dos mais válidos que há na JP! Para além desta amizade e respeito, temos em comum a JP, nomeadamente, a JP-Évora. Também isso "pesou" na aceitação do convite... Obrigado Frederico!
Como tal, estarei disponível para participar neste projecto político "irreverente", que é face de uma Juventude Popular que tem lutado num campo político díficil, mas que se tem vindo a afirmar. Para quem tinha dúvidas aí está a JP de Estremoz a dar os seus primeiros passos!
Estarei disponível para defender os nossos valores de Democracia-Cristã, de Conservadorismo, mas sempre numa prespectiva jovem, dinâmica e ousada. É claro que não esquecerei a defesa deste nosso Alentejo, forte nas suas identidades locais, com uma imensa personalidade mas, tantas vezes posto de lado... Enfim, cá estarei para tudo isto.
Parabéns aos mentores desta ideia! Viva a JP! E viva a JP- Évora!
Miguel Soares

É fácil criticar, não sei é porquê!!

Realmente é fácil criticar quando se está de fora!! Não bastava os nossos jovens, pela primeira vez na nossa já longa História estarem isentos do serviço militar obrigatório(curiosamente não vi o Bloco de Esquerda e o PCP fazerem menção a este pequeno pormenor!), como também podemos assisitir à rentabilização dos meios militares, neste caso navios, para outros fins, nomeadamente para a investigação científica. Afinal o Governo continua a rege-se por uma política de contenção!Melhor, explora convenientemente o Património do Estado, negando despesismos e exortando o funcionalismo público à devida utilização e racional gestão dos dinheiros públicos. Mas quando o Dr. Santana Lopes substituiu o Dr. Durão Barroso, muitos foram os que disseram que a luxúria regressaria ao país!! Porém, parece que o navio Almirante Gago Coutinho vai ser capitalizado para outro tipo de acções, que não as exclusivamente militares. Foi assinado um protocolo pelo Ministro da Defesa e Assuntos do Mar, Dr. Paulo Portas com outros ministérios, vulgo Ministério da Ciência Inovação e Ensino Superior e Ministério da Agricultura, Pescas e Florestas, com o meritório objectivo de reaproveitar valências da Marinha, muito além daquelas de cariz estrictamente militar. Bem Hajam !! Sigamos o exemplo!

É isto a Juventude Popular...


Durante os passados 28 anos a Juventude Popular tem crescido, evoluído, construído, mas acima de tudo discutido! Tem, unida nos pilares da democracia-cristã, edificado projectos e demonstrado à sociedade que a sua existência é pertinente, que os Portugueses comungam de muitos dos nossos valores e que respeitamos quem connosco quer crescer, confrontar ideias e principalmente mudar o país!
Já muitos pretenderam e pretendem reduzir a cinzas estes ideais, mas jamais conseguirão fazê-lo, sobretudo se virmos nascer consciente e convictamente estruturas como a recém-eleita de Estremoz.
É neste espírito de renovação e evolução, que nasce o Blog da JPÉvora, que se reunem pessoas para esgrimir vontades e que se divulgam notícias e iniciativas..."Que comecem os Jogos"!

domingo, novembro 14, 2004

Estremoz!

Olá a todos!!
Apenas vos quero anunciar a novidade!
Foi criada nova concelhia da JUVENTUDE POPULAR no distrito de Évora!!
É verdade!! Para os mais cépticos, cá fica esta notícia!! Existe uma equipa muit aguerrida, com muita vontade de expressarem os ideias da JP, como de apresentarem propostas credíveis e de apoios aos jovens!
Ainda vos informo, que no próximo dia 3 de Dezembro, pelas 20.30h, em Estremoz, no Restaurante Alentejano, terá lugar a tomada de posse desta nova equipa liderada pelo jovem popular David Pardal. Neste evento, também participarão membros da Direcção
Nacional da JP, com igualmente estarão presentes os representantes distritais da JP e CDS-PP.
O seu browser não suporta a música.