sábado, dezembro 11, 2004

Ufa!!! Foi só fumaça!!

Depois de alguma preocupação durante os últimos dias parece que as coisas se definiram positivamente. Prevaleceu a coerência, a humildade e o sentido de partido.
Felizmente, vamos elaborar listas próprias às eleições de 20 de Fevereiro, mostrando que temos coragem de avançar sozinhos e queremos mostrar a diferença dos nossos conteúdos programáticos.
Sinceramente, e volto a referir que é a minha opinião pessoal, sinto-me aliviado por esta decisão. Vamos para o combate?!
Miguel Soares

Sozinhos, por favor!





Este texto corresponde à minha opinião pessoal e não vincula outras quaisquer opiniões que não a minha.
Este Sábado as notícias andam todas à volta do mesmo. Os motivos da dissolução da Assembleia da República, por parte do Presidente da República e uma eventual coligação PSD-CDS às próximas eleições de 20 de Fevereiro. Sobre a primeira notícia, não vale a pena comentar mais nada pois, já foi muita coisa dita e discursos pouco percéptiveis e sem razão objectiva, são difíceis de comentar.
A segunda notícia tem-me feito reflectir bastante durante o dia de hoje. Os principais órgãos de comunicação social, dão como certa uma aliança pré-eleitoral entre PSD e CDS! Sinceramente, espero que estas notícias não correspondam à verdade. Depois da humilhação que o nosso Partido sofreu em Barcelos no congresso do PSD, agora é nos proposta uma aliança pré-eleitoral, pelos mesmos que há duas semanas nos assobiavam? Mas o que é isto?! O Governo cai, sem que a culpa seja dos elementos indicados pelo CDS e agora querem que nós paguemos uma factura que não é nossa? Por favor, tenhamos dignidade!
Somos um partido combatente, já demos prova disso ao longo da História. O Presidente do Partido passou toda a semana a ouvir dirigentes, independentes e outros sectores sociais para depois irmos a correr dizer que sim ao parceiro da coligação governamental?! Não, espero bem que não! O Partido tem que ser ouvido como um todo. Parece-me que não sou só eu a partilhar esta opinião.
As trapalhadas dos últimos dias nada dignificam um partido conservador como o nosso. Não podemos esquecer o nosso eleitorado e a troco de lugares, ignorar aquilo que nos move, os nossos ideais, as nossos valores, as nossas convicções. Em sede própria, já manifestei o meu desagrado como uma possível coligação pré-eleitoral. Não é falta de lealdade para com o nosso parceiro de Governo. É um pedido para redefinição do espaço político de cada um dos partidos. Era bom que tal acontecesse. Espero que as notícias sejam (como diria o Almirante Pinheiro de Azevedo) apenas "fumaça"...
Miguel Soares

quinta-feira, dezembro 09, 2004

Sozinhos ou Coligados? Parte 2

Realmente a confirmarem-se os rumores que vêm da imprensa, não entendo os porquês da decisão! No entanto são ainda apenas rumores! Muitas vezes, verificamos que a notícia avançada pela comunicação social, não se vem depois a confirmar na realidade!! O CDS-PP tem sido por demais enxuvalhado pela mesma, seja por notícias difamatórias e contrapruducentes, seja com sondagens despropositadas e surreais.
Outra coisa é o discurso do nosso Presidente, afirmando que, ao contrário do Presidente da República, já ouviu quem tinha para ouvir!!! Não entendo!! Apenas noticiei reuniões, algumas das quais informais, com membros da Direcção Nacional!! A isto chama-se ouvir quem de direito!!? Compreendo a dispensa de um Congresso, no entanto a convocação de um Conselho Nacional, à semelhança do que aconteceu com o PPD-PSD, seria a mais elementar das formas de legitimar perante os militantes do partido, uma decisão tão melindrosa quanto esta!!
Como pode o Dr. Paulo Portas dizer que ouviu quem devia, quando apenas consultou alguns dos seus amigos pessoais, fazendo pouco da institucionalidade dos órgãos do partido?
Se fôr em frente esta determinação, mais uma vez desiludo-me profundamente com este partido e com as posturas que tem para obter determinados fins!! Não defendo o poder pelo poder, mas sim o poder pelo povo e pelo progresso económico e social do nosso país!! Nunca os fins, quaisquer que sejam eles, justificam os meios, se não estiverem de acordo com princípios democráticos assentes no nosso ideário!!

terça-feira, dezembro 07, 2004

Sozinhos ou Coligados?

Parece-me não restarem quaisquer dúvidas sobre este assunto!! Antes sozinhos que mal acompanhados!! Provámos que éramos melhores que eles!! Nunca nos poderão acusar de termos sido os responsáveis pela queda do Governo! Não vamos é agora voltar atrás nas palavras que o Dr. Paulo Portas proferiu na semana passada, para sermos mais uma vez acusados de falta de coerência( a outra passou-se com a coligação para as Europeias 2004) e, pior que isso, sermos constantemente enxuvalhados pelo PPD-PSD, seja nos conselhos nacionais, congressos, ou apenas pelos fazedores de opinião!
Desafio aqui o Presidente da Juventude Popular e demais Comissão Política Nacional a vincarem claramente a sua posição sobre a problemática das próximas legislativas. E não me venham com a estória do que é melhor para o país e para o interesse nacional!! Acho que já somos bastante crescidos para percebemos os porquês das coligações nesta etapa da vida polítca portuguesa!
Haja dignidade e coragem para irmos sozinhos! Mais! Aguardo que, tanto o CDS-PP, como a JP ouçam as suas bases, para que compreendam e acatem o que parece óbvio. A maioria quer sujeitar-se a votos sem o nosso pseudo aliado!! Se damos valor à Democracia, então, escutem as pessoas das bases para as cúpulas!! Não reunam apenas com aqueles que estiveram no Governo desde a coligação...

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Jantar da JP de Estremoz

Antes de mais saudar o regresso do Blog da JP Évora que já fazia muita falta e, ainda por cima, num período tão intenso da vida política nacional. Bem-haja a este regresso!
Agora o que me levou a escrever este texto! Na passada Sexta-Feira, dia 3 de Dezembro, realizou-se o jantar da tomada de posse da concelhia de Estremoz da Juventude Popular. Um óptimo momento de confraternização entre os militantes alentejanos da JP, principalmente (e porque a festa era deles) dos jovens militantes de Estremoz.
Foi um momento histórico que se viveu no "Café Alentejano", com uma sala cheia de militantes democrata-cristãos, reunidos com o intuito de festejar a primeira concelhia eleita da JP no concelho alentejano de Estremoz. Só este facto já é histórico mas, ainda por cima uma sala cheia, traz ainda mais simbolismo este evento.
A jovem estrutura eleita, encabeçada por David Pardal, deu um sinal de força, vontade, dinamismo e preparação para os desafios que tem pela frente. Observei toda esta dinâmica do David e dos seus companheiros e saí do jantar com uma dupla satisfação: a eleição desta concelhia e a garra que aquela gente demonstrou.
Tenho a certeza que haverá resultados e por isso estes jovens merecem todo o nosso apoio. Boa sorte e votos de bom trabalho em prol da nossa Juventude Popular.
Miguel Soares

domingo, dezembro 05, 2004

De volta...

Lamentavel e inexplicavelmente o blog da JPÉvora teve problemas técnicos e não era visualizado em nenhum computador, no entanto, já ultrapassado o obstáculo, espera-se que progrida e fomente a discussão como até à data tinha feito.
Ironicamente poderemos perguntar se se passou alguma coisa... para quem não quer perder pitada existiu sempre a visão menos institucional em www.axoniosgastos.blogspot.com
Abraço e bom retorno
O seu browser não suporta a música.