sexta-feira, junho 24, 2005

Toca a reunir!





Como já escrevi noutro blog, é tempo de reunir e trabalhar! Já estou um bocado cansado (um bocado, é favor!) desta troca de galhardetes sobre as eleições directas no CDS/PP. Há mais coisas para discutir e para pensar...
O inimigo está fora do Partido e não dentro. Volto a dizer: está na hora de reunir esforços para fazer uma oposição forte, credível e que se assuma, claramente, como alternativa governativa. Um CDS forte, é o que se pretende!! Tudo o resto... são "variações em lá menor"!
Miguel Soares

segunda-feira, junho 20, 2005

Olé Tiago!





Tiago Monteiro, em 3º Lugar no Grande Prémio dos EUA, numa corrida diferente do habitual. Mas isso agora não interessa nada!...
Parabéns ao nosso Tiago, que fez História na Formúla 1 e no automobilismo português!

CDS/PP e as directas

Eis o resultado das eleições directas de Sábado no CDS/PP. A consultar no renovado e desejado site do nosso partido: www.cds.pt.
Miguel Soares

domingo, junho 19, 2005

Três desafios para o Mundo Rural




Coloco hoje três desafios para o Mundo Rural português e sugiro que se faça uma reflexão sobre os mesmos, tentando saber se algum deles tem respostas concretas, no actual cenário de crise económia e de catástrofe natural (seca), que assola Portugal e, principalmente, o nosso Alentejo.
O primeiro desafio é o da promoção da competitividade dos sistemas e das unidades de produção, transformação e comercialização dos produtos agro-alimentares que, através de um processo de reconversão tecnológica, produtivo e de um ajustamento estrutural, passam a reunir condições para poderem vir a apresentar custos unitários inferiores, podendo os nossos produtos competir com os dos restantes Estados-membros, quer ao nível de preços mas, principalmente, ao nível da qualidade da produção. Os nossos produtos entrarão, desta forma, em mercados mais concorrenciais e alargados, com uma marca de qualidade portuguesa que os distinguirá dos restantes países.
O segundo desafio é o de assegurar a viabilização futura das explorações agrícolas, mesmo que estas não sejam competitivas. No entanto, estas mesmas produções não competitivas podem vir a transformar-se, reconvertendo-se e diversificando as suas funções, quer como pólo de promoção de reserva natural, preservando a qualidade ambiental e a paisagem, quer como espaço de lazer, aproveitando potencialidades existentes nestes locais. Ou seja, estes desafios visam o aproveitamento da multi-funcionalidade do espaço rural.
O terceiro desafio delega-nos para a forma como deve ser feita a contribuição de uma utilização diversificada dos recursos disponíveis, dentro e fora das explorações agrícolas, consolidando o tecido económico e social das zonas rurais, que permita uma dinamização económica do espaço rural, que assim oferece aos seus consumidores diferentes funcionalidades, ao mesmo tempo que consegue entrar numa lógica de competitividade e equilíbrio e dinamização financeira das populações e dos espaços onde estão inseridos.
Olhemos a nossa realidade... Infelizmente, estamos muito longe de atingir estes níveis de desenvolvimento. É urgente pensar nisto e fazer qualquer coisa para dinamizar os espaços rurais e fixar as suas populações, nomeadamente, os mais jovens.. A Juventude Popular já mostrou várias vezes a sua preocupação sobre esta realidade do Mundo Rural português. Está mais do que na hora de actuarmos...
Miguel Soares
O seu browser não suporta a música.