quarta-feira, outubro 25, 2006

Rigor & Justiça na Educação

A Comissão Política Nacional da Juventude Popular, face à sentença decretada pelo Tribunal de Coimbra, que condena o Ministério da Educação a compensar uma aluna lesada nos últimos exames de acesso ao Ensino Superior, torna público que irá solicitar a presença da Prof. Maria de Lurdes Rodrigues na Assembleia da República para esta prestar os devidos esclarecimentos.

Já mais que uma vez denunciámos erros cometidos pelo Ministério da Educação que visavam apenas remendar estatísticas, sem nunca tentar reparar problemas de fundo.

Foi isso que aconteceu com este erro crasso tomado em plena época de exames de acesso ao Ensino Superior.

Quando se tenta mascarar a todo o custo as variáveis que conduzem ao verdadeiro insucesso de certas disciplinas, o resultado final só pode ser um: a injustiça!

Em vez de enveredar pelo rigor, o Ministério da Educação optou pelo facilitismo, esquecendo, numa postura autista, que poderia lesar tantos outros agentes educativos.

Agora, numa atitude justa, deveria facultar iguais oportunidades a todos os outros estudantes que sofreram da mesma situação que a aluna que recorreu ao Tribunal de Coimbra. Só assim poderia assumir uma postura pedagógica, como deveria ser seu apanágio, mostrando saber reconhecer os erros.

Na mesma linha de coerência, por intermédio da bancada parlamentar do CDS-PP, iremos solicitar a presença da Ministra da Educação para que esta possa elucidar o país sobre a resolução deste e de outros problemas que trespassam o ensino em Portugal.

Comunicado da CPN 26.10.2006

O seu browser não suporta a música.