terça-feira, janeiro 23, 2007

Pousada da Juventude em Évora

Comissão Política Concelhia
Évora


COMUNICADO

“A questão da Pousada da Juventude em Évora – ímpasses e desinvestimento numa cidade Património Mundial”


A Comissão Política Concelhia de Évora da Juventude Popular vem pelo presente meio e, face a novidades pouco agradáveis para a cidade de Évora quanto a uma infra-estrutura tão importante quanto uma pousada da juventude, tornar público o seguinte:

1º - No âmbito da reestruturação da equipa da Movijovem e da sua estratégia, delineada sob confiança política do Partido Socialista, com a vitória nas eleições legislativas de 2005, a cooperativa de interesse público que gere a marca Pousadas de Juventude, estipulou a criação de 7 novas pousadas e a remodelação de outras 2, sem que o caso de Évora fosse sequer mencionado.

2º - Face às afirmações do Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Évora, Dr. José Ernesto Oliveira, logo após a decisão do então Governo de coligação CDS-PP/PSD de transferir provisoriamente os jovens casapianos do convento de S. Bento de Castris para o edifício da pousada da Juventude de Évora, ficando a cidade sem esta valência, que expressava publicamente e prontamente «...a Pousada da Juventude era um equipamento essencial à promoção turística juvenil, que é muito importante para a nossa cidade», não nos parece razoável que, hoje, dada uma clara opção estratégica da Secretaria de Estado da Juventude e da Movijovem no novo mapa de Pousadas de Juventude em Portugal, excluindo Évora, se manifesta sereno e omisso numa resposta de desagrado quanto a esse propósito.

3º - Neste contexto a CPC de Évora da JP tomou as devidas providências que se resumem, nesta fase a:

*solicitação de uma audiência com cariz de urgência com a vereadora da Juventude da CME, Dra. Filomena Maria Araújo, para auscultar a entidade que representa sobre a sua posição oficial nesta matéria;

* solicitação de uma audiência com cariz de urgência com o delegado regional do Instituto Português da Juventude – IPJ, com vista a saber o porquê da decisão e aferir da sua irredutabilidade;
* envio de toda a documentação que a CPC de Évora da JP tem em sua posse acerca desta problemática, aos deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Évora ( pelo PCP o Dr. Abílio Dias Fernandes e pelo PS a Dra. Paula Nobre de Deus e o Prof. José Bravo Nico) sensibilizando-os para o caso, aguardando também por alguma abertura dos mesmos na discussão e resolução do cito problema;

* envio da documentação para o líder da bancada parlamentar do CDS-PP, Dr. Nuno Melo, expondo-lhe toda a situação e solicitando-lhe que interpele a Secretaria de Estado da Juventude sobre esta dialéctica.

Por fim, a CPC de Évora da JP expressa formalmente e inequivocamente que anseia pela resolução deste tema, salvaguardando a intransigência quanto â existência deste tipo de infra-estruturas numa cidade como Évora, precisamente no ano que comemora o vigésimo aniversário da atribuição do título de Património da Humanidade e, que também por isso, suscita tanto interesse de turistas, muitos dos quais jovens.
Somos, pelo interesse concelhio e dos jovens, a dizer que estaremos sempre disponíveis para pôr todo o nosso trabalho e experiência ao encontro de uma almejada solução. Trabalharemos, se esse for o desejo, com demais instituições, juventudes partidárias ou cívicas, para a satisfação das necessidades dos jovens deste concelho.


P´la CPC de Évora da Juventude Popular

O seu browser não suporta a música.