sábado, maio 07, 2005

Eles lá se vão democratizando...

Eles já têm duas moções a discussão.
Eles já têm uma "mini-oposição interna".
Eles já distribuem pastas e têm cartão de delegados.
Eles vão ter um coordenador nacional oficial (pois oficioso há muito existia).
Eles vão ter estatutos e um órgão de disciplina.
Parece que a Democracia lá vai entrando (muito devagarinho) naquela agremiaçãozeca chamada Bloco de Esquerda.
Mas digo bem, parece... Porque, na verdade, aquele ódio discurso, aquela postura pseudo-intelectual e aquelas ideias urbano-depressivas mostram bem de que material (inflamável) é feita a extrema esquerda radical neste país.
Miguel Soares
PS: O chefe dos anacletos, perdão do Bloco, anunciou que vai apoiar a candidatura de José Sá Fernandes à Câmara de Lisboa. Quem diria que tal aconteceria!!! E tão convicto que o advogado (especialista em Providências Cautelares) estava na independência da sua candidatura...

sexta-feira, maio 06, 2005

Candidatos


Para aqueles que temiam que o CDS de Évora apresentasse um candidato em conjunto com o PSD para a CME e que essa figura fosse a do Deputado ou Fadista, Nuno da Câmara Pereira, desfaçam-se os receios e regozijem com uma candidatura bem mais credível por parte dos democratas-cristãos. A da Dra. Mariana Cascais, ex-secretária de Estado da Educação e Professora da Universidade de Évora. A título de curiosidade, é mestre em Sociologia Rural e Urbana, tese que certamente se mostrará bastante adequada para uma cidade como a de Évora.Para o lugar da Assembleia Municipal, também um nome bastante conhecido é adiantado. O de Artur Fouto, professor secundário, cronista da Rádio Diana, activista político sempre inflamatório e personalidade que considero muitíssimo adequada para colocar os pontos nos “is” dentro da dita Assembleia.

quinta-feira, maio 05, 2005

Os Anacletos

Agora que o Presidente da República impediu (para já) a realização de um referendo ao Aborto, que irão fazer Louçã e os seus "amiguinhos catitas"? Esgotaram a sua agenda política mediática, populista e demagógica. É que estes pseudo-intelectuais/urbano-depressivos só sabem falar de Aborto...
Lá terá que haver uma reunião de emergência dos 8 "deputados anacletos" para se pensar em qual dos assuntos fracturantes da sociedade agora vão pegar. Na verdade, o que é preciso é aparecer na televisão a falar de alto sobre o assunto mais estapafúrdio que houver. Isso é que dá votos. Isso é que lhes dá protagonismo. Mas política à séria, isso nem pensar!
Pobre país que dá força a uma extrema-esquerda cada vez mais radical e que a única coisa que sabe fazer é demagogia política, sobre a máscara da modernidade e da intelectualidade...
Miguel Soares

terça-feira, maio 03, 2005

Liga dos Campeões


Fotografia de "A Bola"

Um pequeno post sobre Futebol, num blogue de política: hoje somos todos do Chelsea!
Estaremos expectantes para ver o resultado do jogo Chelsea vs Liverpool, da 2ª mão das meias-finais da Liga dos Campeões. Boa sorte para José Mourinho, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Tiago. os nossos campeões em Inglaterra e, claro está, os novos campeões de Inglaterra.

segunda-feira, maio 02, 2005

"Canto o Fado..."

Será verdade a notícia que corre pelas ruas de Évora, que haverá uma coligação entre o PSD e o CDS/PP para a Câmara de Évora?
E que o nome apresentado é o do fadista/deputado/candidato ao Trono, Nuno da Câmara Pereira?
O que vale é que, conhecendo bem como conheço os actuais dirigentes concelhios do CDS de Évora e tendo uma grande amizade por eles, sei bem que eles não vão em delírios fadistas, por mais bonito que seja o som que sai do trinar das guitarrras!!!!

domingo, maio 01, 2005

O problema da seca. Como poupar água?

Em seguimento um pouco daquilo que o João Condeixa referiu no anterior post, ficam aqui alguns conselhos para a forma de poupar água.
Perante um ano que nos está a trazer uma extrema seca e, que atinge, principalmente, toda a região do Alentejo, é nosso dever informar os interessados da melhor forma de poupar esse bem essencial que é a Água.
Assim, aqui ficam as principais medidas a aplicar pois, a água é um recurso natural limitado e essencial para a nossa vida. Deste modo, face às reduzidas quantidades de precipitação anual e de modo a prever períodos de eventual seca, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil aconselha as seguintes medidas:
Em situação normal: - Mantenha a canalização doméstica em bom estado, evitando fugas ou perdas de água em torneiras, autoclismos, esquentadores, máquinas de lavar. - Instale nas torneiras dispositivos reguladores de caudal que permitam reduzir os consumos de água sem retirar pressão. - Controle os gastos através de uma leitura regular do contador e da factura da água.
Na casa de banho: - Reduza a descarga do autoclismo, colocando uma garrafa de plástico cheia de água no depósito. - Evite banhos de imersão e prefira os duches rápidos, fechando a torneira enquanto se ensaboar. - Evite deixar a torneira aberta enquanto lavar os dentes ou fizer a barba. - Nunca utilize a sanita como caixote do lixo e descarregue o autoclismo só quando for necessário.
Na cozinha: - Utilize máquinas de lavar loiça e roupa com a carga completa. Uma máquina bem cheia consome menos água do que duas com a carga incompleta. - De preferência, utilize máquinas de lavar com programas económicos. - Minimize a utilização da água corrente para lavar ou descongelar alimentos, lavar a loiça ou roupa; utilize, para o efeito, o alguidar. - Utilize a menor quantidade de água possível para cozinhar os alimentos, preferindo o vapor, o microondas ou a panela de pressão. - Utilize a água de cozer vegetais para confeccionar sopas ou para cozer outros vegetais. LAVAR A LOIÇA COM A TORNEIRA ABERTA, DURANTE 10 MINUTOS, GASTA CERCA DE 120 LITROS DE ÁGUA, O QUE CORRESPONDE A 2 LAVAGENS COMPLETAS NA MÁQUINA DE LAVAR LOIÇA.
No jardim: - Regue de manhã cedo ou no início da noite, quando a evaporação é menor. - Reutilize a água sempre que tal seja possível (da lavagem da fruta ou de cozer ovos, aproveitando os seus nutrientes). - Cultive plantas típicas da sua região, pois estão melhor adaptadas ao clima. - Regue só quando for necessário; a instalação de sensores de humidade no solo ou o teste da pegada na relva (verificando se as folhas conseguem retornar à sua posição inicial - indicativo de que as necessidades de água estão a ser correctamente satisfeitas) são indicadores para se determinar esse momento. - Cubra a terra do jardim ou dos vasos com casca de pinheiro ou outro material. Desta forma, diminui-se o contacto directo da luz solar com o solo e conserva-se a humidade da terra. - Evite regar em dias de vento, de modo a minimizar as perdas por transporte e evaporação.
Na lavagem do automóvel: - Prefira o balde e a esponja à mangueira. - Caso utilize mangueira, escolha uma com dispositivos de controlo de caudal na extremidade, de modo a permitir o corte ou diminuição de caudal sem ter que se deslocar até à torneira. LAVAR O AUTOMÓVEL COM TORNEIRA À PRESSÃO DURANTE 20 MINUTOS GASTA CERCA DE 500 LITROS DE ÁGUA.
Na rua: - Se detectar uma fuga de água na via pública, avise a Câmara Municipal ou outra entidade competente.
Actuação em crise (escassez de água): Para além de reforçar as medidas anteriores, dever-se-á: - Fechar ligeiramente as torneiras de segurança de sua casa, de modo a diminuir o caudal. - Em caso de cortes no fornecimento de água, encher apenas os recipientes estritamente necessários para o seu consumo. Reutilização: - Reutilize a água de outros usos para a sanita. - No chuveiro, recolha a água fria corrente até chegar a água quente à torneira, para posterior rega de plantas ou limpeza. - Utilize recipientes (alguidares) para lavagem de mãos ou vegetais e reutilize a água no autoclismo ou na rega, consoante o apropriado.
Durante uma seca: - A qualidade da água pode deteriorar-se. Em caso de dúvida, ferva-a durante 10 minutos antes de a beber. A água é um legado precioso, é urgente reduzir o seu consumo e reutilizá-la sempre que possível. Poupe hoje para ter amanhã!
É urgente saber poupar.
Miguel Soares

Erosão - Resultados a longo prazo

Os resultados que até agora me foram possíveis retirar deste ano de seca que deverá, a meu ver, suscitar alguma consequente discussão política. Pois não só de notícias deverá viver a política deste país, mas sobretudo de análises e soluções! Deverão ser analisados os incentivos, para esta área, à formação de mão de obra especializada; deverão ser equacionados os avanços tecnológicos e os estudos que apontam previsões que estabeleçam alguma segurança ao sector primário; e claro, a curto prazo, medidas compensatórias para esta catástrofe que nos assola!
O seu browser não suporta a música.