sexta-feira, junho 17, 2005

Um amigo disse-me...

...que em política nao vale tudo!! Podemos perder batalhas, mas que, entre elas fique sempre a nossa dignidade e consciência, de que fizemos as coisas com a devida ponderação e honestidade!! Lembras-te amigo, quando me aludiste ao exemplo do PCP, quando Jerónimo de Sousa abdicou de uma candidatura (Alfredo Barroso pelo Redondo), em detrimento de coerência de princípios e ideais!! Achei que era um bom exemplo!! Em política nao vale tudo!! A tentação de querer manter o candidato deveria ser grande, dado as fortes possibilidades que ele teria de voltar a ganhar a autarquia, no entanto cedeu à tentação e seguiu a razão e a coerência!! talvez seja mais difícl combater a comunicação social, sobretudo aqui no Alentejo e, até pela importância que ela progressivamente tem vindo a desenvolver no sociedade contemporânea!! Aliás, o grande crítico norte-americano, Noam Chomsky refere os eminentes perigos que este 4º poder suscita!! No entanto, julgo ser o caminho a trilhar. Deveríamos ajudar a criar o espiríto de que, não obstante sensibilidades políticas, sociais, religiosas distintas, a imprensa deveria sempre pôr a notícia rigorosa em primeiro lugar! Primeiro a razão, depois o coração...
Esta é dedicada ao meu amigo Nuno!! Não espero que concordes, apenas que penses nisto comigo...

quinta-feira, junho 16, 2005

NOTÍCIAS ALENTEJO!!

Olá!!

Os desafios são vários, bem como as dúvidas que a imprensa regional suscita entre nós!!

Não sabemos se o jornal online "Notícias Alentejo" se sustenta sem publicidade, no entanto, apesar de não ter no título, publicidade ou patrociníos, tem um pequeno título curioso - Serviços. E quem são eles? Na sua maioria são Câmara Municipais que tem neste jornal uma base de dados, chamemos-lhe assim, com notícias recentes destas autarquias!! Será que estas pagam ao "Notícias Alentejo" para aqui estarem representadas!!?? Uma dúvida!!

Outra coisa!! Já repararam no lado direito da página do jornal, onde está um título - Opinião!! Realmente notei que muitos dos comentadores que aqui estão representados, são membros do Partido Socialista no Alentejo!! Curiosamente do CDS-PP não identifico nenhum!! Mas parece que o CDS-PP só tem excelentes relações com este jornal, bem como o outro mencionado no anterior comentário!!

Aos nossos militantes e simpatizantes, faço um apelo!! Que exercitem um pouco sobre uma hipotética situação! Vamos imaginar que um partido x que está numa autarquia, paga muita publicidade ao jornal y, da região dessa autarquia!! Seria conveniente nesse mesmo jornal, num puro e digno exercício de jornalismo, publicar notícias rigorosas, que pouco poderiam abonar para o desempenho dessa mesma autarquia?? Fiquei confuso!! Isto existe!? Claro que não pode acontecer!! Existem códigos de conduta e ética a respeitar...Isso sim é jornalismo. Isenção, Rigor, e Ética caracterizam uma boa redacção.
Aqui fica este meu pedido!! Conto convosco, pois sei que andam atentos!!

ASSINADO

Frederico Nunes de Carvalho

Diário do Sul

Apenas quero pedir aos nossos militantes da JP que verifiquem o seguinte:

Quantos comentadores de opinão associados ao Partido Socialista de Évora têm espaço no jornal "Diário do Sul"?

Outro desafio! Observem quantas notícias são enviadas pela Câmara Municipal de Évora para serem publicadas como publicidade paga? Eu já vi e são algumas!


Outra coisa!! Porque será que o PCP tem possibilidade de contestar veementemente e, diga-se em abono da verdade, com muita razão, a politíca autárquica desta Câmara? Sugiro uma hipótese!! Eles já foram Câmara e podem voltar a sê-lo!! O PSD e o CDS-PP não!! Será por isso que eles dão espaço no seu jornal para críticas do PCP e à Direita não dão tantas possibilidades? Será que têm receio que se, por ventura censurassem o PCP, como censuram a Juventude Popular, poderiam perder, caso o mesmo vencesse as autárquicas, algumas mais-valias, nomeadamente ao nível de publicidade paga da CME? Não sei!! Mas tou curioso para ver esclarecida esta questão!!
Sempre ouvi dizer que como " À mulher de César não basta ser, tem que parecer!!"

ASSINADO

Frederico Nunes de Carvalho

A falar é que nos entendemos...

No seguimento dos últimos acontecimentos e dos recentes posts, julgo importante tecer aqui algumas linhas.
Com a intenção de sanar e esclarecer interpretações e histórias anteriores ao post "vergonha", servi de moderador num café entre o Frederico Carvalho e Luís Rêgo. Conversa essa, que não só me pareceu produtiva aos propósitos designados, como aliás permitiu dissertar sobre uma série de outros temas interessantes. Assim, no fim, fiquei bastante satisfeito com o resultado.
Contudo, sem que tal reunião informal saísse prejudicada, o Rui Amante redigiu o comunicado neste blog já falado, ao qual lhe dei o meu parecer positivo, no sentido de desfazer junto da imprensa, a distinção entre tomadas de posição da estrutura concelhia do partido e da estrutura distrital da Juventude Popular. O comunicado não tinha como objectivo ser publicado na imprensa, mas sim, esclarecer junto dela e junto dos jornalistas, que existia uma tomada de posição diferente entre estruturas do CDS e da JP. Nada que seja anormal, antes pelo contrário sucede variadíssimas vezes, mesmo a nível nacional! O único, mas grande, problema que surge resultante do comunicado, foi não se ter distanciado e salvaguardado pessoas das estruturas e estruturas das pessoas...
No entanto, é com tremenda abertura que aguardo a dita reunião solicitada pelo Frederico Carvalho (não preciso de te tratar por senhor porque tenho intimidade suficiente para não o fazer), no sentido de esclarecer ao máximo este quiproquó! Eu devo-te isso e tu deves-me isso...
João Maria Condeixa

Vila Viçosa - Tomada de Posse

Quero informar todos os militantes que terá lugar no próximo dia 23 de Julho (sábado), em Vila Viçosa, pelas 20h.00, o jantar de tomada de posse dos órgãos políticos desta recém-eleita concelhia! O jantar custará 10€ p/pessoa.
Dentro em breve, teremos mais novidades!!

Para confirmar participação no jantar, é favor escreverem para: distritalevora@juventudepopular.org

P´lo Coordenador Distrital de Évora

Frederico Carvalho

CPC de ÉVORA do CDS-PP

Sobre o comunicado publicado no passado dia 14 de Junho, no jornal "Diário do Sul", pela Comissão Política de Évora do CDS-PP, liderada pelo Sr. Rui Amante, a Coordenação Distrital de Évora da Juventude Popular, reserva-se ao direito de não tecer qualquer comentário, sob pena de se precipitar na avaliação que faz do mesmo. Aliás, já foi solicitada uma reunião, com carácter de urgência, enviada ao Secretário da CPC de Évora do CDS-PP, Sr. João Condeixa, com vista a ter lugar uma reunião com os intervenientes nesta polémica e, esclarecer-se todo e qualquer problema e dúvidas que possam existir, inclusivamente, se este comunicado é do todo da concelhia ou apenas redigido por João Condeixa e Rui Amante? Não me parece plausível tomar uma posição formal, enquanto não estiverem esclarecidas todas as incógnitas!!
Devo ainda informar todos os militantes da Juventude Popular do distrito de Évora que, esta carta foi endereçada a João Condeixa, com aviso de recepção e com conhecimento do Coordenador Distrital de Évora do CDS-PP e do próprio Secretário-Geral!!
P´lo Coordenador Distrital de Évora da JP
Frederico Nunes de Carvalho

O comunicado sobre a Pousada da Juventude e os argumentos da Imprensa para não o publicar!!

Já vi que tenho que colocar online este artigo, para que todos os que me têm telefonado e escrito por email saibam que se passou e o que não foi publicado pelos jornais "DIÁRIO DO SUL" e "NOTÍCIAS DO ALENTEJO". Pelo lado do "Diário do Sul", 1º porque não tinham espaço, depois porque esse artigo poderia dar direito de resposta. Curioso!! O comunicado de 14 de Junho da CPC do CDS-PP de Évora(presidido por Rui Amante), publicado neste mesmo jornal, dar-me-ia enquanto mencionado, a usufruir do mesmo direito de resposta!! Aqui a redacção do "Diário do Sul" não se preocupou com o direito de resposta!!
Sobre o argumento usado pelo jornalista do "Notícias do Alentejo", de inoportuno, ou seja, estava desenquadrado no tempo em que se pretende publicar, não concordo!! Respeito, mas não concordo!! Porquê? Porque este artigo, numa primeira instância visa esclarecer a população eborense e, os jovens em concreto, mas depois lança um desafio ao nosso representantes da Nação, eleitos pelo círculo eleitoral de Évora, Dr. Abílio Fernandes, pelo PCP e, Prof. Carlos Zorrinho e Dra. Paula de Deus, pelo PS. É feito um apelo para que estas 3 personalidades da nossa região, não se esqueçam deste problema, que nasceu ainda no final do mandato anterior, ou seja Governo CDS-PP/PSD. Por tudo isto, não entendo que o artigo esteja fora de tempo!! Se a questão ainda não foi resolvida!! Se os deputados estão em plenas funções do seu desempenho, porquê fora de tempo!! Permitam-me a ousadia de sugerir um hipotético título: "JP de Évora lança desafio a deputados do círculo eleitoral do distrito, para que não deixem cair a defesa da Pousada da Juventude!" Não seria uma notícia positiva e válida? Mais, oportuna de tempo? Não entendo também este argumento!! Respeito, mas não entendo!!
ASSINADO
Frederico Nunes de Carvalho

2ª Feira e as novidades!!


Serve o presente comentário para dizer que na passada 2ª feira(dia 13 de Junho), através do colega do CDS-PP, João Condeixa, reuni com o jornalista correspondente da SIC e, simultaneamente chefe de redacção "Notícias do Alentejo", Luís Rêgo, no café ABC, no Centro Comercial Eborim. Finalmente ficaram esclarecidas algumas faltas de comunicação e lapsos que surgiram desde k teve início esta problemática!!
Foi-me dito pelo Senhor Luís Rêgo que o mesmo não tem qualquer tipo de proximidade pelo Partido Socialista, que nunca tentou boicotar o que quer que seja da JP e que, não publicou o artigo por achar estar fora de tempo!!
Aliás, o supracitado jornalista desafiou-me a investigar a sua vida, nos últimos dois anos e que verificasse se alguma vez tomou partido de algum lado? Diz ser jornalista porque quis sê-lo e que não escolheu outra profissão, pela dedicação que tem ao Jornalismo!!
Está aqui esta correcção sobre a sua postura e, respeito pelo Código de Conduta e Ética dos Jornalistas!!
Quero, no entanto reafirmar o que disse nesse dia, em conversa com Luís Rêgo e João Condeixa!! No período da campanha eleitoral , pedi junto do Sr. Rui Amante que, como tem relações previligiadas com a imprensa local, contactasse o jornalista da SIC, Luís Rêgo, de modo a saber se o mesmo estaria interessado em ouvir-nos nós, JP, pelo que tínhamos a dizer sobre a Pousada da Juventude em Évora. Rui Amante, alguns dias depois, respondeu-me que tinha cedido o meu nº de tlm. ao referido jornalista e que este ainda lhe tinha perguntado se eu tinha "papéis" sobre o assunto!! Mais! Que este jornalista me iria contactar em breve para saber até que ponto esta notícia tinha interesse! Até hoje nunca recebi uma chamada do referido jornalista para me questionar sobre o assunto. O mesmo me disse nesta 2ª feira que não estava recordado desta conversa!! Rui Amante, pelas 21h.12m de 2ª feira, telefonou-me a dizer que tinha falado com Luís Rêgo e que este já se tinha lembrado da dita conversa!! Que tinham inclusivamente falado de um pretenso negócio que existiria entre o Convento de S. Bento de Castris a um gupo económico!! Quem diz a verdade? Possivelmente os dois! No entanto, pedi encarecidamente a Rui Amante que estivesse presente na dita reunião, até como forma de evitar mais confusões!! Este não pôde estar entre nós!! E o que ficou foi uma pessoa a dizer uma coisa, que a outra não se recordava e que a outra não podia confimar ou desmentir, por não estar presente!
ASSINADO
Frederico Nunes de Carvalho
O seu browser não suporta a música.