sexta-feira, abril 29, 2005

Então e a A6?




O Primeiro-Ministro José Socrates afirmou esta manhã, no Parlamento, que as SCUT'S e a sua ausência de portagens eram uma medida estrutural para o desenvolvimento do interior e para o combate à interioridade.
Serão mesmo? Sem dúvida que sabe muito bem fazer a A23 sem pagar portagem. Mas é para quem lá passa! Sem dúvida que sabe muito bem fazer a Via do Infante sem pagar portagem. Mas é para quem lá passa!
Agora quem não passa lá, por que razão tem que pagar (indirectamente através dos seus impostos) as SCUT'S do Eng. Cravinho? Não é o princípio do utilizador-pagador para ser usado em todo o lado, em todas as auto-estradas? Quem quer utilizar paga. Quem não quiser, utiliza as estradas alternativas, que infelizmente (algumas) estão em péssimas condições.
Mas se a estratégia de desenvolvimento regional passa mesmo pelo não pagamento de portagens nas SCUT'S, ou nas auto-estradas do interior por que razão a A6, que liga o Pinhal Novo a Elvas, passando pelo interior do Alentejo é paga? Parece-me que, na cabeça destes ideólogos socialistas, há desenvolvimento regional de 1ª e desenvolvimento regional de 2ª. É triste mas o Alentejo paga sempre as Favas (e não é o prato regional!!).
É mais um caso de pura demagogia política da "era Sócrates". Para estes senhores parece que o desenvolvimento do interior só se combate com portagens virtuais! Com tanto que há para fazer e ninguém tem coragem!
"Ai Portugal, Portugal..."...
Miguel Soares
O seu browser não suporta a música.