terça-feira, abril 26, 2005

O novo líder


Ribeiro e Castro

Este fim-de-semana decorreu o XX Congresso do CDS/PP. Foi um fim-de-semana muito intenso, de muito trabalho, muita expectativa, surpresas e lições de democracia.
Confesso que quando entrei, sábado, no Centro de Congressos de Lisboa, não esperava nada do que aconteceu depois nas horas seguintes. Um congresso bem disputado, com elevação, dignidade e um sentido muito forte de partido.
O CDS/PP deu uma enorme lição de democracia a muitos dos que se acham os donos dela. Àqueles que pensam que só a esquerda tem o monopólio democrático em Portugal e no Mundo. O CDS deu uma lição aos "comentadores de bancada", aos profetas da desgraça, aos inimigos do nosso Partido.
Assistimos a um excelente Congresso, onde se debateram ideais, valores, políticas, estratégias de acção... Tudo de uma forma bastante participada, com elevado sentido de Estado, com boa disposição e educação. Uma verdadeira lição!
Tinhamos dez moções em debate. Todas elas com linhas distintas, mas com uma visão própria do que que se espera do CDS nos próximos tempos. Todas foram apresentadas e debatidas e, tenho que destacar a excelente moção apresentada pela Juventude Popular, que foi elogiada por muitos congressistas, entre os quais alguns dos mais destacados dirigentes populares, como Maria José Nogueira Pinto, ou mesmo os candidatos à liderança Telmo Correia e Ribeiro e Castro. A moção da JP foi das mais elogiadas e referenciadas e prova disso foi a constante referência à mesma por vários congressistas, durante os seus discursos.
Como somos uma organização plural, deixámos os elementos da delegação da JP escolherem a moção em que maus se reviam, não condicionando assim a escolha do futuro líder do CDS/PP. Foi outra lição para a democracia portuguesa.
Depois a disputa eleitoral... E a vitória de José Ribeiro e Castro. O Partido escolheu e tem um novo líder. Depois de algum nervosismo pela ausência de candidatos, o CDS/PP empolgou-se e mostrou a sua vitalidade e a sua consistência.
Paulo Portas deixa a liderança do partido e o Partido escolhe novo líder e nova estratégia.
Agora é hora de trabalhar e começar a fazer uma oposição construtiva, com "irreverência e com valores", defendendo o espaço eleitoral do centro-direita e da direita democrática portuguesa.
Parabéns ao novo líder José Ribeiro e Castro e Parabéns ao Dr. Telmo Correia pela elevação e dignidade da sua candidatura.
O CDS/PP precisa de estar unido e tenho a certeza que as duas linhas que se apresentaram a eleições vão agora trabalhar em conjunto por um Portugal melhor!
Bom trabalho!
Miguel Soares
O seu browser não suporta a música.