sábado, fevereiro 04, 2006

É urgente procurar soluções...





Um estudo recente realizado pelo Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação identificou o concelho de Arraiolos como uma das zonas de Portugal mais sujeita aos efeitos da desertificação.
Neste estudo foram reconhecidas várias causas para este fenómeno da desertificação, sendo que em Arraiolos as freguesias de São Gregório e Santa Justa são as mais susceptíveis a este fenómeno. Na verdade, diz este estudo que a densidade populacional é igual à do deserto do Saara.
Próximas destes valores preocupantes estão também as freguesias do Vimieiro e da Igrejinha, assim como a própria sede de concelho.
O estudo reafirma a necessidade de serem dados passos para a fixação de pessoas e iniciativas empresariais nestas zonas rurais, de forma a contrariar estes dados, devolvendo assim alguma dinâmica a esta região alentejana.
É urgente pensar nesta situação de forma equilibrada, procurando soluções. E nós jovens democrata-cristãos temos a obrigação de contribuir para impedir que este fenómeno de desertificação se alastre, combatendo este caso específico e dando soluções para que o restante Alentejo não sofra com um processo de desertificação que seria fatal para toda a região e para Portugal...
Miguel Soares
O seu browser não suporta a música.